PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO: UMA PROPOSTA DE CONTEÚDOS A SEREM MINISTRADOS NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO

Alcyr Alves Viana Neto, David Junger da Fonseca Alves, Fabiano Fideles Fernandes de Godoi

Resumo


O Objetivo deste estudo foi elaborar uma proposta de conteúdos para serem desenvolvidos nas aulas de Educação Física do Ensino Médio por meio de uma intervenção participativa. Foi utilizada a pesquisa-participante como tipo de investigação. Fizeram parte deste estudo 30 alunos do primeiro ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IF-Goiás). Os resultados deste trabalho foram vários conteúdos ligados a saúde, como sedentarismo, anorexia e bulimia; políticas públicas voltadas ao esporte; montagem de programas de exercícios físicos; cultural corporal através dos esportes coletivos e lutas; conhecendo o corpo humano; e uma melhor utilização das tecnologias da informação e comunicação. Portanto, envolver os alunos como sujeitos dentro do processo de construção de uma nova proposta de ensino na Educação Física, foi significativa para o crescimento da mesma e para os discentes.


Palavras-chave


Participação, Educação Física e Ensino Médio

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