HISTÓRIAS DE VIDA DE ENSINO-APRENDIZAGEM-ENSINO DE GRAMÁTICA DE PROFESSORES DE LÍNGUAS EM FORMAÇÃO CONTINUADA

Daniella De Souza Bezerra, Edvania Barros de Morais, Luzilene Tavares Roldão, Tania DUARTE DO NASCIMENTO MORAES, Vitor Seravali

Resumo


Este estudo apresenta resultados acerca da influência gerada pela disciplina “Gramática da Língua Inglesa” na forma de ensinar gramática dos professores em formação continuada, em um curso de Especialização em Língua Inglesa da Faculdade Montes Belos ofertado em Jataí. Para tanto, analisamos se e como a referida disciplina interferiu na abordagem de ensinar gramática dos professores em formação continuada. Aponta-se por meio da análise dos dados coletados, o ponto de vista dos professores em formação continuada quanto à abordagem de ensino-aprendizagem da gramática da Língua Inglesa em sala de aula, bem como se os possíveis saberes adquiridos durante o módulo  sobre o ensino da gramática interferiram em sua prática pedagógica  no ensino  da gramática em sala de aula. Em seguida, são apresentadas através de relato as histórias de vida da professora-formadora do módulo “Ensino de Gramática da Língua Inglesa” e dos professores em formação. Descrevemos e analisamos ainda a ementa e o plano da disciplina. Consideramos que esta pesquisa pôde contribuir para o entendimento acerca dos liames do antes e do depois de uma abordagem de ensino de uma formadora na abordagem de aprender e ensinar gramática de professores de línguas em formação continuada.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.