ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Angela Rodrigues Luiz, Ricardo Alves Machado

Resumo


Este artigo foi elaborado para referendar o Estágio Curricular Supervisionado no Curso de Educação Física do Campus Jataí na Universidade Federal de Goiás, modalidade licenciatura, como lócus de pesquisa e intervenção praxiológica, evidenciando ainda possibilidades temáticas que instigam a formação continuada de professores supervisores e orientadores do estágio. Situamos a Educação Física como um componente curricular dotado de uma intencionalidade educativa, que se manifesta e sistematiza a partir do planejamento docente, sinalizado por objetivos a serem alcançados, delineados filosófica e politicamente que se associam à proposição de abordagens de conteúdos e temas de ensino. No percurso para tal, materializam-se aulas que promovam a organização e elaboração de novos conhecimentos, dimensionados pela competência objetiva, de caráter instrumental e, em grande medida, das competências social e comunicativa. O estágio oportuniza ao acadêmico o conhecimento da realidade social, a reflexão do trabalho e das atividades docente, o dimensionamento das instituições, situando-o historicamente e em proximidade com os saberes disciplinares acumulados na graduação com vistas promover transformações necessárias na prática docente nas instituições escolares e, neste caso, nas dimensões curriculares da Educação Física.

Palavras-chave


Educação Física, Estágio Supervisionado, Formação Docente

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