(FORMADORES DE) PROFESSORES EM FORMAÇÃO: TRADUZINDO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS EM METÁFORAS

Daniella de Souza Bezerra, Henrique Souza de Assis, Liderzi da Silva, Meirivan Rezende de Souza Assis, Talline Oliveira de Assis

Resumo


Vis-á-vis a reiterada constatação das implicações positivas da formação continuada para a vida profissional de professores, empreendemos este estudo com vistas a refletir sobre as percepções de dois formadores e sete professores em formação em um curso de pós-graduação lato sensu em Língua Inglesa ofertado pela Faculdade de Montes Belos em Jataí-GO, no tocante a influência daqueles na reconstrução da práxis de aprendizagem e de ensino desses. Sob a égide dos construtos da pesquisa narrativa, formadores e professores em formação traduziram suas aprendizagem e ensino em metáforas. Os resultados evidenciaram o quanto a vivência de formação continuada foi benéfica tanto para os professores em formação quanto para os formadores. As metáforas eleitas por ambos demonstraram a flexibilidade do grupo participante frente às demandas contemporâneas de reflexão crítica constante bem como enfatizaram o papel retroativo do professor formador no que pese a ressignificação da maneira de ensinar e de aprender dos professores em formação.


Palavras-chave


metáforas, formadores de (professores em formação), ensino-aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.