A CONTRIBUIÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ABORDAGEM EM CINÉTICA.

Ellen Lima Freitas de Jesus, Valdinei Bueno Lima Filho, Maria Fernanda do Carmo Gurgel

Resumo


O intuito deste trabalho foi desenvolver um método alternativo para abordar o conteúdo sobre a cinética química vinculada a mídia vídeo, experimentação e teoria. Este método aplicado ao ensino médio em rede de ensino conveniada com o estado possibilitou a interação dos alunos com o professor, com intuito de alcançarem a construção do conhecimento em cinética, para tal construção do conhecimento com foi aplicado um vídeo para contextualizar a Quimica e a Sociedade e em seguida realizou-se o experimento associando a teoria em quatro etapas sobre o conteúdo. Cada etapa do experimento abordou um aspecto da cinetica química para analisar quais os apectos influenciam na velocidade da reação, tais como: superfície de contato de um sólido e concentração de reagentes em solução, entre outros. Através destes os alunos visualizaram exemplos rotineiros. Os materiais utilizados são de facil acesso e de baixo custo, são eles: comprimido efervescente, agua e potes com tampa, todos materiais alterativos. Os resultados foram obtidos através de gravação da aula discussões com os alunos e questionário e os mesmos foram satisfatórios.


Palavras-chave


Educação básica, ensino de química, cinética

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.