O USO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA O ENSINO DE EQUAÇÕES DO 2º GRAU: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA DE ESTÁGIO

Relicler Pardim Gouveia, Esdras Teixeira Costa

Resumo


Este artigo versa sobre a aplicação de uma proposta para o ensino de equações do segundo grau utilizando materiais concretos, na ocasião de uma prestação de serviço realizada  em uma escola campo da cidade de Jataí/GO durante o terceiro bimestre de 2010. Nosso interesse durante este processo foi testar a efetividade, em termos educacionais, de um material manipulável construído em um formato semelhante ao do Algeplan, que pudesse fornecer uma representação não-abstrata para os elementos de uma equação do segundo grau. As atividades foram realizadas no contra-turno das aulas, em ambiente cedido pela escola e que não contava com quadro-negro, perfazendo um total de 32 horas/aula. Apesar da evasão notada durante o decorrer da prestação de serviço, o resultado final foi altamente satisfatório em termos qualitativos para os alunos que levaram as atividades a cabo até o final.


Palavras-chave


Material Concreto, Equação do Segundo Grau, Estágio Supervisionado.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.