INSERINDO ATIVIDADES EXPERIMENTAIS INVESTIGATIVAS EM UMA DISCIPLINA DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DO IFG-CAMPUS JATAÍ

Marta João Francisco Silva Souza, Dener Lemes Cardoso

Resumo


Este trabalho tem como objetivo elaborar e testar atividades experimentais seguindo uma proposta investigativa para serem utilizadas durante as aulas da disciplina de Universo em Movimento, do curso de licenciatura em Física do IFG-Campus Jataí. Vários trabalhos, como Rosa e Rosa (2004) e Thomaz (2004) apontam que as atividades experimentais e os relatórios produzidos nas disciplinas práticas nem sempre atingem as competências e habilidades esperadas. Assim, propostas metodológicas de caráter experimental que possam contribuir para o processo ensino-aprendizagem nos laboratórios didáticos são bastante relevantes. Foram desenvolvidas quatro atividades experimentais, as quais foram intituladas: Padrões de Medida; Medidas; Massa, Peso e Densidade; Pêndulo Simples. A avaliação as atividades seguiu uma abordagem qualitativa e ocorreu por meio da elaboração de relatórios individuais pelos alunos e observação das aulas. A metodologia proposta se mostrou eficiente no sentido de: motivar os alunos, desenvolver a capacidade de expressão escrita gerar conflitos entre concepções espontâneas e as científicas e, possibilitar ao futuro professor,  trabalhar atividades experimentais no ensino básico a partir de um processo criativo em laboratório.


Palavras-chave


Atividades experimentais; ensino por investigação; formação de professores

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