A EDUCAÇÃO NA IMPRENSA ESCRITA

Susigreicy Pires Morais, Fernado José Cruz Ribeiro, Elci Ferreira Mendes Piochon

Resumo


A mídia além de ser uma fonte de formação de comportamentos e atitudes, também reflete um pensamento coletivo, funcionando como importante veículo difusor e fortalecedor de idéias e conceitos. O presente trabalho objetiva analisar o conteúdo de reportagens divulgadas em um jornal regional que abrange os municípios do sudoeste goiano, acerca dos tema que envolvem a educação. A seleção das notícias deu-se pela leitura de todo conteúdo jornalístico, buscando aquelas que abordavam questões referentes à educação. Foram avaliadas todas as reportagens publicadas durante os anos de 2006 a 2010. Em 2006 os três subtemas mais levantados pelo jornal foram Ensino Superior; Capacitação de Cidadãos e Metodologia Didática perfazendo um total de 48,8%; em 2007 as reportagens focaram mais na Infra estrutura, Ensino Superior e Metodologias Didáticas estimando um valor de 54,6%; no ano de 2008 os assuntos mais discutidos foram Investimento educacional, Infra estrutura, e Metodologia Didática perfazendo 45,7%. já no ano de 2009, 47,6% se referiram a Eventos na Área da Educação, Ensino Superior e matérias relacionadas à gestão escolar (administração) e por fim em 2010 foram os Eventos na Área da Educação, Educação Rural e Capacitação de Cidadãos que perfizeram 44,8%.


Palavras-chave


Análise quantitativa, Impresa escrita, Reportagens de educação

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.