EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONCEPÇÕES DE NATUREZA DOS EDUCANDOS DA EJA

Fernanda Gratão Lemes, Leonardo da Costa Vergara, Rones de Deus Paranhos

Resumo


O presente trabalho tem como ponto de partida a inserção da Educação Ambiental na Educação de Jovens e Adultos, considerando as especificidades dos educandos desta modalidade de ensino. O estudo foi realizado nos moldes da pesquisa do tipo qualitativa, com o objetivo de compreender tais particularidades e, através de entrevistas com os educandos, levantamos as suas Histórias de Vida para posterior análise. Entendemos que tal abordagem metodológica fornece elementos para compreender como se deu a relação dos educandos da EJA com a natureza. Os resultados aqui apresentados são parte da pesquisa intitulada “A história de vida dos Educandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e suas contribuições para o desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental (EA) no contexto da EJA”. No qual, a partir das análises das entrevistas, levantamos as concepções de natureza construídas pelos educandos. Assim, percebemos que tais conceitos foram construídos através de fortes vínculos destes com o mundo do trabalho, e constituem cinco categorias de análise: romântica, utilitarista, naturalista, generalizante e sócio-ambiental. Entendemos que a Educação Ambiental crítica possui grande potencial no sentido de gerar discussões a respeito desses conceitos de natureza aqui apresentados

Palavras-chave


Educação Ambiental; Educação de Jovens e Adultos; Natureza

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