O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE JATAÍ-GO: UMA REFLEXÃO SOBRE METODOLOGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Firmino Cardoso Pereira, Regisnei Aparecido de Oliveira Silva

Resumo


 

É necessário conhecer as preferências dos educandos em relação às metodologias e recursos didáticos para investir em atitudes e valores para desperta-los para saber/querer conhecer os conceitos dos conteúdos das disciplinas do ensino fundamental. O presente estudo objetiva apresentar as preferências dos educandos de duas escolas estaduais de Jataí-GO, em relação às metodologias e recursos didáticos utilizados pelos docentes de Ciências. Utilizou-se nesta pesquisa a aplicação de questionário estruturado, cujo qual foi respondido por 208 alunos. Conforme resultados a metodologia de aulas práticas e/ou experiências é a que os alunos expressaram ter maior preferência, seguida por jogos; gincanas; brincadeiras; aula expositiva; projetos; aula campo; estudo dirigido excursões; leitura de texto; seminários, o que pode inferir que a maioria dos alunos apresentação insatisfação quando o docente opta por utilizá-la, o que pode estar relacionado com o medo da exposição ao público ou pelo fato de se verem pressionados a aprender (ou decorar) determinado tema e apresentá-lo aos seus pares. Quanto aos recursos audiovisuais, o computador está em primeiro lugar, seguido por DVD/TV e data show. Dentre os demais recursos (visuais), o uso do quadro e giz está em primeiro lugar, pois são possivelmente, os únicos instrumentos disponíveis nas escolas e onde os educandos podem visualizar imagens, textos e realizar leituras de conteúdos trabalhados na disciplina. Em segundo lugar está o uso de livros didáticos, seguido por cartaz; revistas; e transparências. Os alunos apresentam uma opinião importante sobre as metodologias de ensino e recursos didáticos utilizados. Podemos inferir que a preferência dos alunos em relação às metodologias de ensino e recursos didáticos, demonstra uma necessidade urgente de inovações nas práticas de ensino. Tais inovações não devem passar pela negação de práticas tradicionais em detrimento de novas metodologias, mas proporcionar aos estudantes uma gama variada de possibilidades de vivenciar os conteúdos estudados de modo que atinja o objetivo do ensino que é a aprendizagem.

Didática, currículo e avaliação

 


Palavras-chave


Ensino de Ciências, modalidades didáticas, recursos didáticos

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.