INFORMAÇÃO, CONHECIMENTO OU SABER: O QUE É VEICULADO PELA INDÚSTRIA CULTURAL?

sinara rosa carvalho e silva

Resumo


O presente trabalho é resultado de uma pesquisa bibliográfica a respeito da temática da indústria cultural, cujo objetivo era de refletir a respeito das veiculações da mesma, de modo a compreender se se dão como informações simplesmente, ou se são lançadas como possibilidade de conhecimento ou saber. Inicialmente o texto aborda o conceito de indústria cultural, elaborado por Adorno e Horkheimer na obra Dialética do Esclarecimento de 1947. Como mecanismo ideológico manipulador, a indústria cultural inculca valores e ideais através das informações que veicula, conduzindo os homens num decurso de permanente engano. Num segundo momento tratou-se da distinção entre informação, conhecimento e saber apresentada por Denis de Rougemont. Segundo o autor informação não é saber, e apenas este tem como finalidade a melhoria da condição da vida humana. A discussão final discorre sobre a possibilidade dos homens alcançarem o saber num contexto de crescente desenvolvimento da tecnologia. Em um diálogo estabelecido entre Adorno, Horkheimer e Rougemont entende-se que o acúmulo de informações pode significar uma ameaça a condição humana.


Palavras-chave


informação; conhecimento; saber

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