O JOGO SIMBÓLICO COMO ESTRATÉGIA NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Andréia Alves de Moraes, Rafael Alves Sá Jesus

Resumo


O trabalho surgiu nas aulas de Estágio Supervisionado I no curso de Educação Física/UFG/Campus Jataí e tem como objetivos investigar a mediação do jogo simbólico para uma melhoria na interação professor-aluno; analisar como deve ser inserido o jogo simbólico nas aulas de Educação Física e investigar se é possível ou não criar uma inter-relação entre o faz-de-conta e o real em uma turma de 1º ano do ensino fundamental de uma instituição da rede pública municipal da cidade de Jataí - GO. Nas aulas de Educação Física foi desenvolvida atividades lúdicas/simbólicas, de maneira que despertasse a criatividade e a imaginação dos alunos e que dessa forma a relação professor-aluno poderia ser enriquecida. A pesquisa realizada foi do tipo qualitativa descritiva, com utilização da pesquisa de campo e bibliográfica. Os instrumentos de pesquisa selecionados foram a observação participante e os diários de campo que foram feitos durante as aulas. Os objetivos propostos foram alcançados de maneira que os alunos ficaram mais interessados em participar das atividades. A professora da escola priorizava atividades de competição entre os grupos e a intervenção dos estagiários ao trabalhar com as atividades lúdicas/simbólicas favoreceu uma maior aproximação professor-aluno e a melhoria na co-educação.


Palavras-chave


jogo simbólico, professor, Educação Física

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.