FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA: PERFIL DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DA REDE ESTADUAL DE JATAÍ – GO

Regisnei Silva, Elci Ferreira Piochon, Silvia Sobral Costa

Resumo


Resumo

Este trabalho ressalta os resultados parciais de uma experiência didática desenvolvida em um projeto de extensão de formação continuada de professores de Biologia da rede estadual de Jataí –GO. Teve como objetivo apresentar o perfil dos professores de Ciências e de Biologia da rede estadual de Jataí/Goiás, bem como suas dificuldades no ensino destas disciplinas na Educação Básica.Os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado aplicado a 17 professores participantes do curso. A análise dos dados foi realizada mediante a construção de uma grade de análise elaborada para este fim. Os resultados parciais apontam que dos 17 professores participantes 14 possuem graduação em biologia e 10 possuem pós-graduação, sendo 09 em especialização e um em mestrado. A maioria atua na educação a mais de 07 anos, trabalham em pelo menos dois períodos e em apenas uma escola. Os participantes afirmaram ter dificuldades em conteúdos específicos de biologia, principalmente em genética e biologia celular. Sobre a participação em formação continuada a maioria, 13 professores, disseram não participar de atividades dessa natureza. Diante desses dados é possível pensar em propostas de formação permanente que possibilite a reflexão da prática docente e consequentemente a melhoria do ensino de biologia.


Palavras-chave


Palavras-chave: Formação Continuada, Educação Básica, professores de Ciências e Biologoa.

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