FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: A CONTRIBUIÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS

Luciene Lima de Assis Pires, Leandro Rezende Franco

Resumo


Apresentam-se aqui os resultados parciais de dois anos de pesquisa sobre a formação de professores em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF). Para este artigo optou-se por expor os dados da pesquisa relativos aos cursos de licenciatura da área ciências da natureza (Biologia, Física, Matemática e Química). O estudo foi realizado tendo como base as matrizes curriculares de 28 cursos de licenciatura que tiveram seus componentes curriculares redistribuídos em um sistema de núcleos de formação (específico, complementar, didático-pedagógico e fundamentos da educação). Em Resultados será possível visualizar por uma diferente ótica a proposta pedagógica das licenciaturas em Ciências da Natureza nos Institutos Federais.


Palavras-chave


Institutos Federais; Formação de professores; Matrizes curriculares.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.