FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TRABALHANDO ÉTICA E CIDADANIA NA ESCOLA

Patrícia Oliveira Silva

Resumo


O objetivo deste estudo é empreender algumas reflexões sobre o processo de formação dos professores, visando contribuir para a melhoria do processo de ensino aprendizagem. Para tanto, o foca de discussão está centrado nas implicações da ética e cidadania na educação, a fim de refletir sobre sua importância na formação do educando para a conquista da sua cidadania. A temática da ética e da moralidade humana e de construção de valores pessoais não tem sido muito valorizada em nossa sociedade e até mesmo na estrutura de nossas escolas. De maneira indireta, consciente ou inconsciente, as escolas trabalham valores com seus alunos e alunas, mais isso vem sendo feito de forma desarticulada, com base no capital cultural de cada professor. Os objetivos desta análise são: oferecer ao meio acadêmico uma reflexão sobre a ética, os seus valores e os seus fundamentos; gerar reflexões e ações sobre o significado e importância da ética para o desenvolvimento dos seres humanos e suas relações com o meio em que vivem. Esta análise é de cunho teórico, mas segue uma perspectiva teórica e metodológica baseada na praxiologia. Nesse contexto, Bourdieu coloca que a escola é responsável pelo sucesso ou fracasso dos alunos, sendo considerada uma instituição de reprodução e perpetuação da estrutura social predominante, que privilegia os habitus e as posições sociais dos detentores do ethos da elite. Em um mundo competitivo como o mundo capitalista, não se sabe mais o que é ética e cidadania. As pessoas se tornam seres individualistas que não respeitam o próximo. Sendo assim, a temática ética e cidadania são de fundamental importância para formarmos cidadãos que conheçam seus direitos e deveres.


Palavras-chave


formação; ética; cidadania

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