A PESQUISA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ARTICULADOR E INTEGRADOR DE SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA PEDAGÓGICA E DOCENTE

Karem Nacostielle Eufrasio

Resumo


O presente trabalho está sendo realizado no município de Jataí/Goiás e visa identificar como está ocorrendo a produção científica nos 09 cursos de licenciatura oferecidos pela UFG/CAJ: Física, Matemática, Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, História, Pedagogia e Letras. Entendemos que a produção científica pode ser definida como qualquer investigação metódica, desenvolvida para fornecer informações que possam solucionar um problema (VICKERY, 1972, p. 33).

Esta pesquisa está sendo realizada com financiamento da bolsa PROLICEN, (Programa Bolsas de Licenciatura), programa incentivado pela UFG para a realização de pesquisas vinculadas com os cursos de licenciatura, visando à promoção da qualidade da educação no estado de Goiás. Os sujeitos pesquisados são os alunos e professores dos cursos de licenciatura da UFG/CAJ. Esta pesquisa pode ser definida como de base interpretativista, porque foca o processo de construção de conhecimento, sendo o contrário de um modelo positivista, cujo intuito é obter um produto padronizado (MOITA LOPES, 1996).

Os objetivos do trabalho são: (i) Identificar concepções e intenções de alunos relacionados ao ensino com pesquisa no processo de formação no curso de Licenciatura; (ii) Identificar concepções e intenções de professores formadores relacionadas ao ensino com pesquisa no processo de formação no curso de licenciatura; (iii) Apresentar um levantamento quantitativo dos trabalhos de pesquisa científica feitos pelos alunos dos 09 cursos de licenciatura do CAJ/UFG, identificando se são voltadas ou não para a educação básica do município de Jataí e da região.


Palavras-chave


Pesquisa na universidade, Formação de professores, Licenciatura

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.