A DIAGNOSE: IMPORTANTE ALIADA DA ESCOLA

Firmino Cardoso Pereira, Elci Ferreira Mendes Piochon

Resumo


O estágio realizado pelo estagiário é extremamente importante, pois além de ser um pré-requisito para obtenção do título de licenciado, permite ao acadêmico conhecer o dia a dia da escola. Uma das etapas do estágio é fazer a diagnose da escola campo. Após esta etapa, o estagiário possui em mãos valiosas informações sobre o funcionamento da escola. O presente trabalho objetiva apresentar dados parciais da diagnose realizada na escola Estadual Serafim de Carvalho, no município de Jataí (GO). A coleta de dados foi realizada entre os meses de abril a maio de 2010 e utilizou para a coleta de dados um roteiro proposto por Libâneo (2004) e adequado à realidade da escola por nós. O roteiro envolve coleta de dados que vão desde a caracterização sócia econômica da escola, passando pelas estruturas física e organizacional, e organização didática - pedagógica. Baseando-nos em dados coletados, podemos afirmar que a diagnose permite aos estagiários o contanto com o ambiente escolar e sua realidade, evidência os problemas e os sucessos dos projetos e programas desenvolvidos. Até o presente momento podemos afirmar que a os jogos exercem um papel fundamental na formação inicial do futuro professor bem como iniciar o processo de construção da identidade profissional do futuro professor.

 

Referências Bibliográficas  

Libâneo, J. C.. Organização e gestão da Escola: Teoria e Prática, ed. Alternativa 5ª edição, 2004.


Palavras-chave


Palavras-chave: Futuro professor, diagnose, escola.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.