MÉTODO CONVENCIONAL DE ENSINO VERSUS MÉTODO DIFERENCIADO

Susigreicy Pires Morais, Karoline Gomes Araujo, Sandra Aparecida Benite-Ribeiro, Elci Ferreira Mendes Piochon

Resumo


O ensino de Biologia/Ciências deve vencer as limitações do livro didático, sendo inovador, contextualizador e ainda fazer uso de práticas e métodos que venham a reforçar e facilitar a compreensão da teoria.

De acordo com SILVA (2002), para um processo de ensino-aprendizagem mais integrado e eficiente, a explicação deve estar aliada a procedimentos didáticos de ordem prática que venham a contribuir para o entendimento do aluno. Nesse sentido, esses procedimentos práticos promovem maior interação entre o objeto a ser aprendido e os processos necessários para aprender, ou seja, os professores podem ensinar os alunos usando estratégias de aprendizagem específicas por meio da demonstração e da modelagem (BORUCHOVITCH, 1999).

Assim sendo, o presente projeto também tem como objetivo alavancar o conhecimento sobre educação e saúde por um método diferenciado e moderno, elaborando questionários virtuais e jogos atrativos que despertam a curiosidade e o questionamento em sala de aula, além de fazer um trabalho de conscientização e prevenção de doenças decorrentes dos maus hábitos entre jovens e adolescentes.

Para o desenvolvimento do projeto a metodologia se apóia na realização de palestras e jogos, que foram aplicados nas séries do segundo ano do ensino médio em dois colégios de Jataí (Instituto Federal de Goiás (IFG) e Colégio Estadual Nestório Ribeiro). Participam do projeto quatro turmas. Sendo duas turmas do IFG, turno do diurno e duas turmas do Nestório Ribeiro do turno noturno.

Até o presente momento, não possuímos conclusões concretas devido a não conclusão da coleta dos dados. Porém, pelas observações realizadas no decorrer das atividades, percebemos que os jogos desempenham um papel importante no aprendizado e na compreensão dos conteúdos pelos alunos. Estima-se que os alunos participantes dos jogos e apresentação teatral tenham um desempenho melhor nos questionários que avalia seus conhecimentos sobre os temas propostos no trabalho.


Palavras-chave


Material Didático; ensino; saúde.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.