CURRÍCULO: ESCOLA RURAL JATAIENSE

Paulo dos Santos Silva, Tatielle Goulart Carvalho, Lázara Yara Ferreira Valverde, Cátia Regina Assis Almeida Leal

Resumo


O presente artigo faz uma análise sobre a realidade curricular das escolas rurais no município de Jataí – GO. Essa análise tem como eixo norteador a Educação como um direito universal de toda a população brasileira estabelecido pela LDB/1996. Como fonte foram utilizados inúmeros trabalhos de pesquisadores que debatem a temática da educação rural, tanto na realidade nacional como também na realidade jataiense. Os dados relacionados à realidade educacional de Jataí foram disponibilizados por Leal (2007). Leal coletou esses dados a partir de questionários que foram aplicados a docentes e discentes das sete escolas que atendem a população do campo no município no ano de 2007. Tendo como referências esses questionários, fica claro que a organização dos currículos nessas escolas rurais é feita tendo como base os interesses citadinos. Esse fator tem contribuído para desvinculação dos camponeses de suas raízes culturais e também para o modo de vida camponês ser visto como inferior ao urbano.


Palavras-chave


Currículo, Educação e Educação Rural

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.