A ESCOLARIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM APARECIDA DE GOIÂNIA

Aleir Ferraz Tenório, Maria Rita Francisca Silva, Wiviane Lopes Venancio

Resumo


Este trabalho objetiva relatar uma experiência que se propôs conhecer a Educação de Jovens e Adultos ofertada em Aparecida de Goiânia. Tal experiência se desenvolveu por meio de uma proposta alternativa de Estágio Curricular Supervisionado em EJA realizada no IFG Aparecida de Goiânia. Por meio dela entramos em contato com o sistema municipal de ensino deste município e com a prática educativa desenvolvida por duas escolas-campo de pesquisa. Em meio a entrevistas, estudos teóricos fundamentadas em Paulo Freire e outros autores que discutem a EJA, foi possível refletir em torno desta modalidade de Ensino e concluir que as escolas-campo realizam muito em suas trajetórias educacionais, mas há, por parte da administração pública, muito ainda há se fazer em prol desta modalidade educacional no município.

Palavras-chave


Educação; Educação de Jovens e adultos; Aparecida de Goiânia.

Texto completo:

PDF

Referências


ALBUQUERQUE, Eliana Borges de; MORAIS, Artur Gomes de; FERREIRA, Andréa Tereza Brito. A relação entre alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos: questões conceituais e seus reflexos nas práticas de ensino e nos livros didáticos. In: LEAL, Telma Ferraz. ALBUQUERQUE, Eliana Borges de; MORAIS, Artur Gomes de (org). Alfabetizar Letrando na EJA: Fundamentos Teóricos e Propostas Didáticas. 1 reimpressão. [s.l.], 2010. p. 08-33.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1988.

COSTA, Elisabete; CARBONELL, Sônia; BARRETO, Álvares (orgs.) Trabalhando com a educação de jovens e adultos - alunas e alunos da EJA. Brasília: MEC/SECAD, 2006. Acessado em 14 de dezembro de 2020.

FREIRE, Ana Maria de Araújo. Paulo Freire [recurso eletrônico]: uma história de vida. Ana Maria de Araújo Freire. 1. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2018. recurso digital.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paulo Freire. São Paulo: Paz e Terra, 2011. Formato: ePub Requisitos do sistema: Adobe Digital Editions Modo de acesso: World Wide Web

GOMES, Danila Ribeiro. Alfabetização de Jovens e Adultos (as) em Paulo Freire e Educação Inclusiva de Surdos (as): Atenção Necessária a uma Minoria Linguística. In: ABREU, Janaína M. PADILHA, Paulo Roberto (org). Como Alfabetizar com Paulo Freire. 1. ed. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2020. p. 55-162.

HADDAD, Sérgio. DI PIERRO, Maria Clara. Escolarização de Jovens e Adultos. In: FÁVERO, Osmar. IRELAND, Timothy Denis (org). Educação como exercício de diversidade. 2 impressão. Brasília: edições MEC/UNESCO, 2005. p. 85-128.

SANTOS, Andrea Silva. Educação e Diversidade: O perfil do estudante surdo no estado de Goiás. 2018. 59 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação) - Pedagogia Bilíngue, Instituto Federal de Goiás, Aparecida de Goiânia, 2018.

PPP - Projeto Político Pedagógico. Escola Municipal Camila Scaliz Figueiredo, 2020.

PPP - Projeto Político Pedagógico. Escola Municipal Professora Monica Tomaz da Silva, 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Aleir Ferraz Tenório, Maria Rita Francisca Silva, Wiviane Lopes Venancio

Revista do Núcleo de Pesquisa em Sociedade, Educação e Cultura - NUSEC do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG, Campus Aparecida de Goiânia.