Vivências de (des)construções e (res)significações de vínculos: a busca de harmonização entre fazeres pedagógicos e condições de aprendizagem remotos na Educação do Campo.

Ana Paula Monteiro da Silva, Edinéia Alves Cruz, Marisa Oliveira Ramos de Santana

Resumo


Este artigo abordará desafios e possibilidades do ensino remoto na esfera da educação do campo. Sendo a educação remota a estratégia adotada no Brasil para prevenir a covid-19, em concordância com o que é preconizado pelo Ministério da Educação (MEC) ao validar, em dezembro de 2020, a resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE), que autoriza o ensino remoto nas escolas públicas e particulares, enquanto durar a pandemia do Novo Coronavírus. Doravante, é questionada a garantia das aprendizagens, em especial àqueles estudantes que residem em comunidades camponesas, onde o acesso à internet pode ser mais complexo e/ou restrito. O estudo aqui apresentado tratará de questões que evidenciam fragilidades da proposta ampla de ensino remoto, mas aporta, também, relatos de vivências de  comunidades escolares engajadas na ressignificação dos processos para aprendizagem.

 


Palavras-chave


Ensino Remoto; Escolas do Campo; Pandemia; Vivências; Ressignificação; Aprendizagem

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