Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Tecnia?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Para submissão dos trabalhos, dispõem-se as seguintes diretrizes:

1) Não será solicitado aos autores e autoras qualquer pagamento pela edição ou pela publicação de seus trabalhos.

2) Os trabalhos podem ser redigidos em português, inglês e espanhol.

3) As submissões são recebidas em fluxo contínuo e devem ser direcionadas a uma das quatro editorias da revista: Educação & Ensino; Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes;  Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde; Ciências Exatas, da Terra e Engenharias. Caso o trabalho seja submetido equivocadamente a uma editoria, a editoria de seção, em diálogo com o editoria geral, poderá encaminhá-lo à editoria que julgar mais adequada.

4) Os textos devem ser inéditos e devem ser submetidos exclusivamente a esta revista. Trabalhos apresentados em eventos serão aceitos desde que não tenham sido publicados integralmente em anais, excetuando-se aqueles cujo conteúdo tenha sido exposto em congressos na forma de resumo ou resumo expandido. A informação se o texto foi apresentado ou publicado anteriormente em anais deverá ser feita no ato da submissão.

5) A revista Tecnia não é responsável por opiniões/conceitos emitidos em artigos assinados e matéria transcrita nem pela adequação das referências bibliográficas.

6) Faculta-se à Equipe Editorial realizar nos originais todas as modificações formais necessárias ao enquadramento no projeto gráfico da revista e sugerir eventuais modificações de estrutura e conteúdo do trabalho, que serão acordadas com os autores e autoras. Cabe ressaltar, contudo, que não serão admitidos acréscimos ou alterações após o envio para composição editorial.

7) A Tecnia adota como parâmetros de Integridade na Atividade Científica as Diretrizes apresentadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Antes de qualquer submissão, salientamos a necessidade de leitura dessas diretrizes, as quais estão disponíveis no seguinte endereço: Diretrizes básicas para a integridade na atividade científica.

8) Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega, os autores e autoras devem tomar algumas precauções quanto à identidade revelada no texto e nas propriedades do documento: a) os artigos devem ser enviados sem o nome de autores e autoras e sem notas biográficas ou explicativas que possam permitir a identificação; b) quando o artigo fizer referências a trabalhos de autoria própria – possibilitando, portanto, sua identificação – as citações no corpo do texto e nas referências devem vir como nestes exemplos: Autor/a (2004) ou (AUTOR/A, 2004); c) a identificação de autoria deve ser removida das propriedades do documento digital, vindo  a ser incluída apenas no processo de edição.

9) No caso de utilização de imagens ou informações cujo direito autoral não pertença aos autores e autoras dos originais, caberá a eles a responsabilidade pelo encaminhamento dos trâmites relativos aos direitos de reprodução e pela devida identificação das fontes originais.

10) Cada autor ou autora poderá submeter no máximo 2 (dois) artigos por ano, independentemente da posição de autoria.

11) Artigos e traduções poderão ter até, no máximo, 5 (cinco) autores e autoras. Quando o trabalho for escrito por mais de uma pessoa, é preciso ordená-los de acordo com a contribuição de cada um, com o autor ou autora principal em primeiro lugar; se o orientador ou orientadora constar entre os que compõe a autoria, o nome deste deve ser colocado por último. Caso seja adotado outro procedimento, razão deve estar explícita. Para resenhas, será aceito somente 1 (um) autor ou autora por texto. Poderão submeter trabalhos mestrandos, mestres, doutorandos e doutores. A submissão está facultada a graduados sob a condição de que os trabalhos sejam produzidos em coautoria com mestrando(s), mestre(s), doutorando(s) e/ou doutor(es).

 

Processo de submissão

No passo 1 da submissão (Início), selecione uma seção (Educação & Ensino; Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes; Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde) e assinale, após leitura cuidadosa, todos os itens das condições para submissão e a declaração de direito autoral. Em “comentários ao editor”, informar o gênero do trabalho (artigo, resenha, tradução ou nota científica) e notificar se o texto foi apresentado em evento.

No passo 2 da submissão (Transferência do manuscrito), carregar o trabalho completo em arquivo PDF, formatado conforme o template da revista.

No passo 3 da submissão (Inclusão de metadados), em “resumo da biografia” de cada autor e autora, informar o link do sistema de currículos lattes (ex.: http://lattes.cnpq.br/0577680271652459). Clicar em “incluir autor” para inserir, na ordem de autoria, todos os coautores do trabalho e seus dados com indicação da instituição e da titulação.

Ainda no passo 3, copiar e colar o título, resumo, palavras-chave e referências do trabalho nos respectivos campos do sistema.

No passo 4 da submissão (Transferência de documentos suplementares), carregar, no sistema on-line da revista Tecnia, um arquivo PDF com as cópias escaneadas de todas as cartas de concordância dos coautores e das coautoras, com a seguinte declaração: Eu, ..., concordo com o conteúdo do trabalho intitulado “.....” e com a submissão para a publicação na revista Tecnia. Nos metadados, indicar apenas o título "Cartas de concordância". 


Normas para publicação

Os arquivos contendo os trabalhos submetidos devem estar no formato PDF (destravado e sem senha) e seus originais, quando solicitados pela Equipe Editorial, deverão ser apresentados nos formatos DOC/DOCX (Microsoft Word) ou ODT (LibreOffice/OpenOffice), fonte Arial, tamanho 12, espaçamento entrelinhas de 1,5, com margem superior de 4 cm, esquerda de 3 cm e direita e inferior de 2 cm. Os trabalhos devem ser formatados de acordo com as especificações contidas no modelo disponibilizado no seguinte link: CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O TEMPLATE DE FORMATAÇÃO

Os trabalhos que demandarem uso de gráficos e equações complexas poderão ser submetidos por meio de arquivos exportados do programa LaTeX nos formatos .TEX, .BIB e .PDF, que deverão ser encaminhados em uma pasta compactada nos formatos .ZIP ou .RAR, tendo sido formatados conforme o modelo disponível neste link: CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O TEMPLATE DO LATEX.

 

Estrutura dos trabalhos

ARTIGOS CIENTÍFICOS

Trata-se de trabalhos resultantes de pesquisa acadêmica e científica que apresentam e discutem ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento.

Sua estrutura deve conter pelo menos os seguintes itens: introdução, desenvolvimento (bases teóricas, decisões metodológicas, análise, discussão) e considerações finais. Devem ter entre 15 (quinze) e 20 (vinte) páginas, incluindo ilustrações (figuras, tabelas, quadros etc.) e referências. A estrutura do texto deve obedecer à seguinte ordem:

a) título ­– escrito em português, seguido de sua tradução para o inglês e para o espanhol, ou na língua estrangeira em que foi escrito o artigo com sua tradução para o português e inglês ou espanhol;

b) resumo – o texto deverá vir acompanhado de um resumo em português (no mínimo 100 palavras e no máximo 250 palavras), logo após o título; de um resumo em inglês (no mínimo 100 palavras e no máximo 250 palavras), e de um resumo em espanhol, colocados entre o final do texto e as referências;

c) palavras-chave – em português, em inglês e em espanhol, com no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) palavras, separadas por ponto, conforme a NBR 6028;

d) corpo do texto – introdução, desenvolvimento (bases teóricas, decisões metodológicas, análise, discussão) e considerações finais;

e) referências – em conformidade com a NBR 6023/2002, devem ser apresentadas em ordem alfabética, alinhadas à esquerda, considerando estas ressalvas: (1) no caso de várias obras com a mesma autoria, deve-se repetir o nome do autor e colocar os títulos em ordem cronológica de publicação; (2) no caso de obras com mais de 3 (três) autores, deve-se colocar a expressão “et al.” após o nome do primeiro autor; (3) no caso de obras de um mesmo autor publicadas em um mesmo ano, deve-se distingui-las acrescentando letras ao ano; (4) no caso de obras antigas e reeditadas, deve-se inserir a data da publicação original, entre colchetes, seguida da data da edição consultada.

Vejam os modelos para cada tipo de documento:

TIPO

MODELO

EXEMPLO

Livro

AUTOR, Iniciais do nome do (último sobrenome em caixa alta, separado por vírgula das iniciais do nome e demais sobrenomes com pontos após cada uma delas). Título do livro: subtítulo. Trad. Nome do Tradutor (quando houver). Número da edição (a partir da segunda edição). Cidade de publicação: Editora, ano de publicação.

BUBER, M. The Knowledge of Man: Selected Essays. Introduction by Maurice Friedman. New York: Harper Torchbooks, 1963.

BUBER, M. O socialismo utópico. 3.ed. São Paulo: Perspectiva, 2007a.

BUBER, M. Eclipse de Deus: considerações sobre a relação entre religião e filosofia. Campinas: Verus, 2007b.

MARX, K. O capital: crítica da economia política. São Paulo: Boitempo, [1867] 2015.

Parte de livro (capítulo, prefácio, apresentação, posfácio, orelha, quarta capa)

AUTOR, Iniciais do nome do. Título da parte: subtítulo. In: ORGANIZADOR, Iniciais do nome do (Org.) ou EDITOR, Iniciais do nome do (Ed.). Título do livro: subtítulo. Trad. Nome do Tradutor (quando houver). Número da edição (a partir da segunda edição). Cidade de publicação: Editora, ano de publicação. Intervalo de páginas.

LÔBO, S. A. Da Escola de Aprendizes Artífices à ETFG: educação e disciplinarização para o trabalho. In: BARBOSA, W.; PARANHOS, M. F.; LÔBO, S. A. (Org.). A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e o IFG no tempo: conduzindo uma recuperação histórica até os anos 1990. Goiânia: IFG, 2015. v. 1, p. 69–93.

Artigos em periódicos

AUTOR, Iniciais do nome do. Título do artigo: subtítulo. Título do Periódico, número do volume (v.), número (n.), intervalo de páginas (p.), ano.

MARTINS, E. R. Experiência multidisciplinar no curso de Sistemas de Informação (SI) do Instituto Federal de Goiás (IFG). Tecnia, v. 1, n. 1, p. 56–66, 2016.

Trabalhos apresentados em eventos

AUTOR, Iniciais do nome do. Título do artigo. In: NOME DO EVENTO, número da edição, ano do evento, Cidade do evento. Título da publicação… (Anais, Anais eletrônicos, Resumos expandidos etc.). Cidade da publicação: editora ou instituição responsável, ano de publicação. Intervalo de páginas.

YOUNG, J. P. Desafios da qualidade e da produtividade da Engenharia Civil no Brasil. In: SEMANA DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA, 4., 2016, Goiânia. Anais… Goiânia: IFG/Câmpus Goiânia, 2017. p. 1–15.

Teses, Dissertações e Trabalhos de Conclusão de Curso

AUTOR, Iniciais do nome do. Título do trabalho: subtítulo. Ano de depósito. Número de folhas ou volumes. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em…) ou (Especialização em…) (ou) Dissertação (Mestrado em…) (ou) Tese (Doutorado em…) – Nome da Unidade Acadêmica, Instituição, Cidade da defesa, ano da defesa.

 

CHAVES, X. B. Os processos sustentáveis para minimização dos impactos ambientais dos aterros sanitários. 2017. 115f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia de Processos Sustentáveis) – Câmpus Goiânia, Instituto Federal de Goiás, Goiânia, 2017.

Legislação

NOME DO PAÍS, ESTADO OU MUNICÍPIO (Estado) ou (Cidade) se homônimos. Tipo e numeração do documento legal, dia mês e ano. Ementa do documento legal. Referência da fonte em que o documento foi publicado.

BRASIL. Lei n. 8.948, de 8 de dezembro de 1994. Dispõe sobre a instituição do Sistema Nacional de Educação Tecnológica e dá outras providências. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 9 dez. 1994. Seção 1, p. 18882.

GOIÁS (Estado). Lei n. 19.596, de 13 de fevereiro de 2017. Institui a Semana Estadual de Conscientização sobre os Direitos das Gestantes. Disponível em: <http://bit.ly/2qaMwmv>. Acesso em: 1º jan. 2017.

Documentos de acesso exclusivo em meio eletrônico

AUTOR, Iniciais do nome do. Título da publicação: subtítulo. Disponível em:. Acesso em: dia mês abreviado ano.

INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS. Editora IFG. Disponível em: <http://ifg.edu.br/editora>. Acesso em: 2 jan. 2016.

Verbetes (com o mesmo autor do dicionário ou da enciclopédia)

TÍTULO do verbete. In: AUTOR, Iniciais do nome do. Título do dicionário ou da enciclopédia: subtítulo. Trad. Nome do Tradutor (quando houver). Número da edição (a partir da segunda edição). Cidade de publicação: Editora, ano de publicação. Intervalo de páginas.

EDITORAÇÃO. In: HOUAISS, A.; VILLAR, M. S.; FRANCO, F. M. M. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. 2.ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. p. 1001.

  

RESENHAS

Devem ter título próprio, não podendo apresentar o mesmo título do trabalho resenhado. Com no máximo 5 (cinco) páginas, devem conter os seguintes dados:

a) referência completa da obra;

b) Informações sobre autor ou autora da obra resenhada: nome, nacionalidade e breve currículo;

c) resumo ou síntese do conteúdo;

d) apreciação crítica.

e) referências, quando houver (ver orientações na seção referente a artigos).

 

TRADUÇÕES

Não devem ultrapassar o limite de 20 (vinte) páginas, seguindo o formato (estrutura das seções) do artigo original. Na submissão, deve ser anexada uma cópia do texto original. As traduções devem ser apresentadas com estes dados:

a) referência completa da obra;

b) texto traduzido;

c) referências, quando houver (ver orientações na seção referente a artigos).

 

NOTAS CIENTÍFICAS

Trata-se de trabalhos dedicados a apresentar conteúdo inovador com relevância científica de observação, registro, experiência ou teste. São breves comunicações cuja publicação imediata é justificada, por se tratar de fato inédito de importância, mas com volume insuficiente para constituir um artigo científico completo.

- A ordenação da Nota Científica deve ser feita da seguinte forma: título, autoria (com as chamadas para endereço dos autores), resumo, termos para indexação, título em inglês, abstract, index terms, texto propriamente dito (incluindo introdução, material e métodos, resultados e discussão, e conclusão, sem divisão), referências, tabelas e figuras.

- As normas de apresentação da Nota Científica são as mesmas do Artigo Científico, exceto nos seguintes casos:

a) Resumo com 100 palavras, no máximo.

b) Deve ter de 5 (cinco) a 8 (oito) páginas, incluindo-se tabelas e figuras.

 

***

 

Os autores devem também considerar estas indicações:

a) As ilustrações devem ser citadas no texto. Sua identificação deverá aparecer na parte superior, precedida da palavra designada (figura, tabela, quadro, gráfico, mapa, imagem etc.), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, de traço e do respectivo título: Figura 1 – As capas da revista Tecnia, 1993–2003. Na parte inferior da ilustração, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, ainda que seja produção do próprio autor, o que deve ser indicado assim, com atenção ao gênero do elemento a que se refere: Elaborado(a) pelo(a) autor(a), 2016.), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). A definição das ilustrações deve estar em boa resolução (mínimo 300 DPI) para visualização, leitura e impressão, em arquivo nos formatos JPEG, TIFF ou PNG. Os gráficos e mapas devem estar, preferencialmente, nos formatos adequados para softwares de ilustração vetorial (EPS, SVG, AI ou CDR), como Corel Draw e Adobe Illustrator. No caso dos gráficos, pode-se utilizar também a ferramenta disponível no Microsoft Word para a criação desse elemento.

b) Deve-se usar itálico para expressões em destaque, termos estrangeiros e títulos de livros e periódicos.

c) As notas devem ser reduzidas ao mínimo e colocadas no rodapé da página. As remissões para o rodapé devem ser feitas por números, na entrelinha superior.

d) A formatação das entradas de referência deve obedecer ao padrão da NBR 10520/2002, no sistema autor–data. No caso de citações indiretas, quando toda a entrada estiver dentro dos parênteses, normalmente após o término da citação, o sobrenome do autor deve aparecer em caixa-alta: (FREITAS, 2004). Quando apenas o ano estiver entre parênteses, somente a inicial do sobrenome deve aparecer com maiúscula: Freitas (2004). No caso de citações diretas, é obrigatória também a indicação do número da página (abreviada pela letra “p” seguida de ponto): (FREITAS, 2004, p. 210). No caso de referências com até 3 (três) autores, os sobrenomes devem ser separados por ponto e vírgula quando entre parênteses, como em (FREITAS; SILVA; SANTOS, 2011), ou por vírgulas e pela conjunção “e” quando fora dos parênteses, como em Freitas, Silva e Santos (2011). Documentos com mais de 3 (três) autores devem ter a entrada pelo sobrenome do primeiro autor, seguido da expressão “et al.”, sem itálico: (SANTOS et al., 2005) ou Santos et al. (2005). Quando forem citadas várias obras de um mesmo autor ou de vários autores, devem-se inserir as entradas de referência conforme a ordem cronológica: (SANTOS, 2004, 2008, 2011) ou (FREITAS, 2004; SILVA, 2008; SANTOS, 2011).

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O trabalho submetido é original e inédito, e não está sendo avaliado para publicação por outra revista. 

  2. No caso de trabalho fruto de pesquisa com seres humanos, a pesquisa foi submetida e devidamente aprovada por comitê de ética em pesquisa, trazendo no corpo do texto o número de aprovação. [Marque o item para seguir, se a pesquisa não é com seres humanos]

  3. O trabalho é de autoria de mestre(s), doutor(es) ou aluno(s) de pós-graduação stricto sensu, com até 5 (cinco) autores.

  4. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades do Documento, garantindo desta forma o critério de sigilo da avaliação cega por pares.

  5. O trabalho submetido segue as normas da ABNT (NBR 6023, NBR 6028, NBR 10520, NBR 14724), principalmente no que se refere a citações, referências e identificação das fontes de ilustrações presentes ao longo do texto.

  6. O trabalho submetido está de acordo com todas as políticas e diretrizes da revista Tecnia.

 

Declaração de Direito Autoral

Autores e autoras que publicam na Tecnia concordam com os seguintes termos:

1) Autores e autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

2) Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

3) Autores e autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a finalização do processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados na Tecnia serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo utilizados para outras finalidades tampouco disponibilizados para terceiros.