Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Incomum Revista?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A Incomum Revista é uma publicação de demanda contínua do Grupo de Pesquisa em Arte, Educação, Profissionalização e Comunidades – {in}comum. Seu objetivo é publicar trabalhos originais e inéditos – em português, espanhol ou inglês – que abordem questões que atravessam o campo da arte, seu ensino e profissionalização.

A Incomum Revista aceita trabalhos de doutores e mestres, bem como de estudantes de pós-graduação e de estudantes de graduação – estes últimos,  preferencialmente em parceria com um professor. Poderão ser aceitos textos em formatos tradiionais bem como proposições poéticas ou escritas perfomativas.  Não há custos de submissão ou publicação.

Os originais serão avaliados preliminarmente pelo Conselho Editorial quanto à pertinência à linha editorial da revista. Num segundo momento, as contribuições enviadas serão submetidas à avaliação cega por pareceristas ad hoc. A Equipe Editorial reserva-se o direito de propor modificações no texto, conforme a necessidade de adequá-lo ao padrão editorial e gráfico da publicação.

Os trabalhos devem ser redigidos em Português, Inglês ou Espanhol e apresentar, em dois destes idiomas, sendo um deles obrigatoriamente o Português, o Título, Resumo (100 a 200 palavras) e Palavras-chave (3 a 5, separadas por ponto e vírgula).

Artigos e entrevistas deverão ter entre 4.000 e 9.000 palavras.

Resenhas até 2.000 palavras. Serão aceitas resenhas de livros publicados no Brasil há três anos, no máximo, e, no exterior, há cinco anos. Serão aceitas também resenhas de filmes e exposições. A quantidade de palavras indicadas para artigos, entrevistas e resenhas devem incluir título, resumos, as notas e referências bibliográficas.

Ensaios visuais

Devem ter no mínimo de 5 imagens e máximo de 15 imagens (200 dpi, mínimo de 800 pixels e máximo 1600 pixels, em formato JPG). Cada imagem deverá ter uma legenda e o autor deverá apresentar um ensaio de até uma página.

Escritas performativas

Escrita experimental de artistas e/ou pesquisadores brasileiros e internacionais. 

Anotações de artistas

Escritas relacionadas à registros de processos criativos e investigações experimentais do pensamento e da composição; diagramas; poemas; proposições gráficas, entre outros. 

Memoriais de processo de criação

Escritas relacionadas aos percursos dos processos de criação e do pensamento em artes. 

Relatos de experiência

Escritas relacionadas à relatos de investigações baseadas em experiências de artistas e/ou pesquisadores. Deverão ter entre 3.000 e 5.000 palavras.

Ensaios
 
Esta seção é composta por textos de caráter crítico marcados por uma estilística pessoal. Não precisam apresentar abstract e palavras-chave/keywords.Deverão ter entre 2.000 e 4.000 palavras.

Manifestos

Esta seção é composta por textos que consistem em uma declaração persuasiva e pública de opniões, princípios e intenções com o intuito de fazer uma denúncia, alertar um problema ou convocar a comunidade para uma ação. A escrita deve apresentar caráter argumentativo que identifique e analise um problema, devendo ainda, apresentar supostas soluções. Devem apresentar título/title; resumo/abstract e palavras-chave/keywords.

Tradução

Serão aceitas traduções inéditas de textos, artigos ou capítulos de livros de autores que são referência na área e cujas obras apresentam contribuições relevantes para a área de Artes. Para a publicação de tradução é obrigatório no ato do envio da proposta, o encaminhamento de um documento, devidamente assinado, com a autorização do autor do texto e da editora, caso seja necessário, permitindo a publicação do seu texto em versão na Língua Portuguesa.

Deverão ser encaminhados as duas versões do texto: a na língua original e a tradução.

Idioma aceito: português

IMPORTANTE: Ao salvar o seu artigo, nomea-lo com a natureza do seu trabalho. Ex.: ensaio_visual.doc ; escrita_performativa.doc ; artigo.doc


O TRABALHO NÃO PODERÁ TER IDENTIFICAÇÃO DO AUTOR

Seguindo os critérios de avaliação cega, trabalhos com identificação do autor serão automaticamente rejeitados. Nesse sentido, não inserir o seu nome na abertura do trabalho, bem como em legendas ou notas de rodapé. Após a aprovação do seu trabalho, um template será enviado para adequação ao modelo editorial da revista, este seguido das identificações do autor, vínculo institucional, localidade e mini-currículo.

Os originais dos trabalhos enviados devem ser digitados e salvos no editor Microsoft Word em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaço entrelinha 1,5, parágrafos justificados; margens superior e inferior 2,5 cm, esquerda e direita 2 cm; formato de página A-4 (formato retrato para textos convencionais ou paisagem para propostas de escritas artísticas). A contribuição deve ser inédita. O título do texto deve ser centralizado, em letra minúscula e em negrito, sem identificação do autor em nenhum lugar do trabalho

O uso de itálico deverá se limitar às palavras estrangeiras, títulos de obras citadas no corpo do texto e nas Referências Bibliográficas e não deverá ser utilizado negrito no texto, nas notas e nas referências bibliográficas. O sublinhado deve ser evitado, exceto em endereços da internet (URL) que devem estar ativos.

Imagens devem ser inseridas no corpo do texto, em número máximo de 7 (sete). Quando da submissão, também devem ser enviadas em arquivos separados, na plataforma da revista. Devem estar em formato JPG e resolução em 200 dpis. Tamanho mínimo de 800 pixels e máximo de 1600 pixels de largura.

A permissão para a reprodução das imagens é de inteira responsabilidade do(s) autor(es) e autora(s) que devem respeitar a legislação de direitos autorais nacionais e internacionais (Lei 9.610 e Convenção de Berna da Organização Mundial da Propriedade Intelectual). Abaixo de cada imagem, no corpo do trabalho, deve constar a respectiva legenda, crédito e/ou fonte, precedidos pela palavra "Figura", a numeração seriada e dois pontos. Ex.: Figura 1: (...)

Trabalhos que resultem de pesquisas envolvendo seres humanos, devem preferencialmente ter sido aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa da instituição de origem. Nesses casos, os autores e autoras devem inserir a cópia digitalizada da declaração de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição como arquivo suplementar, na plataforma da Revista.

 

 

 

 

Declaração de Direito Autoral

Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.